Diversificação para ciclagem de nutrientes e sustentabilidade

Em entrevista à Revista A Granja, edição de Julho de 2021 (Nº 871), o professor e pesquisador Leandro Pereira Pacheco e a doutoranda Andressa Selestina Dalla Côrt (Integrantes do Grupo de Pesquisa e Inovação em Sistemas Puros e Integrados de Produção Agropecuária – GPISI) falaram um pouco sobre Diversificação para ciclagem de nutrientes e sustentabilidade. Na entrevista os pesquisadores falaram que a diversificação de culturas em Sistema de Plantio Direto aumenta a ciclagem de nutrientes o que contribui para a sustentabilidade da produção agrícola.

Os pesquisadores afirmam o sistema Mix, composto por quatro espécies na mesma safra, é a chave para uma agricultura resiliente e sustentável, pois mantém o sistema vivo durante todo o período de entressafra (cada espécie com ciclos fenológicos diferentes e com hábitos perenes), no qual o dióxido de carbono (CO2) é incorporado à biomassa das culturas e ao solo de forma mais eficiente pela rebrota e pela emissão de perfilhos. Esses resultados inferem que sistemas diversificados são ambientes agrícolas com maiores possibilidades de equilíbrio sistêmico entre solo-planta-atmosfera, por meio da formação de MOS qualitativa oriunda da decomposição e da liberação de nutrientes.

Esses resultados foram obtidos em protocolo de longa duração realizado na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Região Sul de Mato Grosso, onde são avaliadas, desde a safra 2013/14, diversas culturas anuais e de cobertura na ciclagem de nutrientes para a produtividade da soja em PD. Em todas as unidades experimentais no período de safra foi cultivada soja, enquanto na safrinha utilizaram-se culturas anuais e graníferas, em sistemas solteiros e consorciados.

Os pesquisadores ressaltam ainda que essa diversidade aportada aos sistemas incrementa a produtividade da soja, reflexo da fitomassa e de nutrientes da braquiária ruziziensis e do mix, pois se destacam em relação aos demais tratamentos com produção de aproximadamente 80 sacas/hectare.

Confira a matéria na íntegra assinando a revista em: www.edcentaurus.com.br/

Para maiores informações: contato@aliancasipa.org ou deixe sua pergunta em uma de nossas redes sociais.

contato@aliancasipa.org

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS E FIQUE POR DENTRO

Copyright 2018 – Aliança SIPA – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb